Escola Cognitiva

Escola Cognitiva: Um processo mental

 

 

 
A escola cognitiva busca a origem das estratégias ao estudar os processos mentais de sua criação. Essa escola estuda as estratégias que se desenvolvem nas mentes das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas. Assim, a pesquisa é dirigida ao modo como a mente humana processa a informação, mapeia a estrutura do conhecimento e obtém a formação de conceitos, focalizando, portanto, a cognição na criação da estratégia.
Abaixo, seguem algumas premissas da escola cognitiva:
  • formação de estratégia é um processo cognitivo que tem lugar na mente do estrategista;
  • as estratégias emergem como perspectivas que dão forma à maneira pela qual as pessoas lidam com informações vindas do ambiente;
  • essas informações fluem através de filtros deturpadores, antes de serem decodificadas pelos mapas cognitivos, ou são meramente interpretações de um mundo que existe somente em termos de como é percebido;
  • como conceito, as estratégias são difíceis de realizar em primeiro lugar. Quando são realizadas, ficam consideravelmente abaixo, do ponto ótimo e, subseqüentemente, são difíceis de mudar quando não mais são viáveis.

Case: TAM
Por trás de toda a trajetória de superação, sucesso e crescimento, está a mente de um empresário brilhante: o Comandante Rolim Amaro. Com uma visão revolucionária e uma história de vida surpreendente, ele deu asas a um sonho e construiu em pouco mais de duas décadas uma das empresas mais bem sucedidas do Brasil.
Nascido numa família humilde, Rolim Amaro teve que abandonar os estudos aos treze anos para dar início a uma dura jornada de trabalho em busca da sua paixão pela aviação. Concluíu o curso de piloto. Em fevereiro de 1961, nasce a TAM (Taxi Aérea Marília). Pouco depois Rolim Amaro ingressaria na companhia, mas ainda ocupando o posto de último piloto da escala. Ele sabia que só pularia a lista caso o cliente o solicitasse. E seria só mais um piloto entre tantos outros, mas ao definir a meta de ser O MELHOR PILOTO DA COMPANHIA inicia sua caminhada para que em poucos anos se tornasse o grande protagonista do sucesso da TAM?Em busca do ótimo não se faz o bom?, dizia ele. Quando viajava acompanhado por um passageiro, tratava de agradá-lo. A conquista individual do cliente se tornaria uma filosofia na sua vida e uma lição que seria aplicada anos mais tarde nas estratégias da TAM Linhas Aéreas.
Há 31 anos no mercado, a TAM manteve nos seus pilares a política de posicionamento do Comandante Rolim como foco central para driblar a concorrência e as dificuldades. Suas regras básicas: Regra: o cliente sempre tem razão. Regra: quando o cliente estiver errado, releia a regra. Na TAM, todos os funcionários, da telefonista ao presidente, são orientados a resolver todo e qualquer problema que o cliente possa ter. Descentralizar nas decisões e centralizar nas estratégias são os ingredientes que a empresa sempre apostou.

Um comentário:

  1. Na estratégia cognitiva, identifica se a criação de uma estratégia, desde seu nascimento, a elaboração e estruturação das ações na mente do estrategista, suas idéias e percepções do que ocorre ao seu redor.

    ResponderExcluir