Escola Cultural

Escola Cultural: Um processo social



Escola cultural é imagem invertida da escola do poder. A cultura junta uma coleção de individuos em uma entidade integrada chamada organização.
A cultura pode ser estudada sob o ponto de vista de algumas pessoas de fora ou dentro da organização. A primeira assume uma posição objetiva sobre as razões pelas quais as pessoas se comportam como o fazem, as quais são explicadas pelo caráter único dos relacionamentos sociais e econômicos. A segunda considera a cultura como o processo subjetivo de interpretação, não baseado em qualquer lógica abstrata universal.
A escola cultural traz na sua fundamentação, a importante dimensão coletivista de processo social, assegurando um lugar para o estilo organizacional ao lado pessoal e questinando a tendência popular de se dividir tudo em partes desconexas em favor da criação de perspectivas integradas. Esse tipo de estratégia se aplica a organizações com natureza missionária, com culturas ricas e a organizações grandes e estabelecidas, cujas culturas estagnadas reforçam suas estratégias de longa duração.
Algumas premissas acerca da escola Cultural podem ser descritas, dentre estas:

  • a formação de estratégia é um processo de integração social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de um organização;
  • um indivíduo adquire essas crenças através de um processo de aculturação ou socialização, o qual é em grande parte tácito e não verbal, embora, às vezes, seja reforçada por uma doutrinação mais formal;
  • portanto, os membros de uma organização podem descrever apenas parcialmente as crenças que sustentam a sua cultura, ao passo que as origens podem permanecer obscuras;
  • a estratégia assume uma perspectiva enraizada em intenções coletivas e refletida nos padrões pelos quais os recursos ou capacidades da organização são protegidos e usados para sua vantagem competitiva;
  • a cultura não encoraja as mudanças estratégicas quanto a percepção da estratégia existente.


Case: Google - Você conhece alguma empresa melhor do que esta para trabalhar ?
Sujou a roupa? Leva para o escritório. A lavanderia da Google fica abertaSergey Brin, fundador da Google, acredita que o funcionário da empresa não pode trabalhar distante mais que 150 metros de uma boa cafeteria repleta de comes e bebes saudáveis. Dito e feito.
24 horas. Tá precisando trocar o óleo do carro? Enquanto trabalha, a oficina da Google dá um tapa no carango. Se estiver sujo, o lava carros da Google dá o toque final. O verão tá chegando e você quer entrar no shape?
Dá uma passada na big huge academia de malhação da Google. Tá faltando motivação para malhar? A Google subsidia o personal trainer. Tá estressado?
Passa na sala de massagem do escritório. Já domina o inglês? Inscreva-se nas aulas de Mandarin, Japonês, Espanhol e Francês. Chegou o dia de comemorar o aniversário de casamento com a patroa? A equipe de concierge da Google faz a reserva para o jantar no melhor restaurante da cidade. Quer comprar um carro novo? Se escolher um carro híbrido, a Google te dá US$ 5 mil doletas para comprar o carro. Você conhece algum amigo que se encaixa naquela posição recém aberta na Google? Se a companhia fechar negócio com o cidadão, o googleniano leva 2 mil dólares para casa. Nasceu o filhote?
PARABÉNS! A Google te dá 500 doláres para bancar os gastos extras com o pimpolho nas primeiras quatro semanas. Sente-se sozinho e deseja fazer novas amizades? Compareça as festas TGIF (Thanks God Its Friday!) onde o networking rola solto.
A Google oferece tantos benefícios aos googlenianos, que o difícil não é trazer o funcionário para o trabalho, mas mandá-lo embora para casa. A turma simplesmente não tem motivos para ir embora!
A indústria de tecnologia é privilegiada. Talvez por ser uma indústria jovem, liderada por pessoas jovens (Bill Gates e Steve Jobs) - muitas vezes sem nenhuma experiência em mega corporações regradas e engessadas -, que negam, renegam e desprezam as regras medíocres do mundo corporativo que CASTRAM a criatividade do SER HUMANO.

2 comentários:

  1. A escola cultural traz em seu conceito, uma visão grande e importante sobre um lugar com estilo organizacional ao lado do estilo pessoal.
    Geralmente esta escola é aplicada em empresas grandes, com culturas ricas e estabelecidas.

    ResponderExcluir
  2. Nessa escola estratégica o foco está na cultura organizacional, que deve ser levada como prioridade para todas as tomadas de decisões, a empresa investe em uma ambiente empresarial agradável para que o colaborador se sinta motivado e satisfeito com a organização, porém esse esforço de desenvolvimento de cultura organizacional também é divulgado aos seus clientes para que se estabeleça uma imagem positiva da empresa. É notório que a organização ao estabelecer estratégias voltadas a cultura tem também como objetivo desenvolver uma equipe motivada e satisfeita que gere mais resultado, maior produtividade e qualidade em que desenvolve suas tarefas. A empresa apresentada despensa comentários, a Google é muitas vezes a pontada e premiada por a melhor empresa para se trabalhar, em questão de benefícios e ambiente de trabalho é mesmo uma das mais criativas e bem sucedidas.

    ResponderExcluir