Escola de Aprendizado

Escola de Aprendizado: Um processo emergente

 

 

 
Escola de aprendizado por entender a estratégia como um processo emergente que se origina em toda a organização através de seus membros individualmente ou coletivamente. Assim, as estratégias surgiriam dos padrões comportamentais praticados pela organização, inexistindo a cisão entre formulação e implementação da estratégia. As estratégias seriam o aprendizado da organização que emerge por intermédio do fluxo das ações organizacionais.
Da escola do aprendizado, algumas premissas podem ser apontadas, tais como:
  • a formação da estratégia precisa assumir o papel de aprendizado, no qual, no limite, formulação e implementação tornam-se indistingüíveis;
  • embora algumas vezes o líder seja o principal aprendiz, em geral é sistema coletivo que aprende;
  • este aprendizado acontece de forma emergente, através do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação;
  • o papel da liderança passa a ser de gerente do processo de aprendizado estratégico pelo qual novas estratégias podem emergir;
  • as estratégias aparecem primeiro, como padrões do passado, mais tarde planos para o futuro e finalmente, para guiar o comportamento geral.


 
Case: CONSTRUTORA LOPES
O nome Lopes acumula mais de 70 anos de experiência de grande prestígio e credibilidade no ramo de intermediação imobiliária em que atua. Se há uma palavra que melhor define o perfil da Lopes, essa palavra com certeza é PIONEIRISMO. Antecipar tendências garante a empresa um impressionante potencial de crescimento: o total de vendas contratadas da companhia alcançou os R$ 4,9 bilhões em 2007, um crescimento de 92% comparado aos R$ 2,5 bilhões no ano anterior.
A trajetória da Lopes inicia-se com seu fundador, Francisco Lopes, que na época atuou como pessoa física intermediando na compra e venda de imóveis em São Paulo. Suas atividades começaram em 1935, numa pequena sala comercial no centro da cidade. A história da empresa acompanha o desenvolvimento do principal centro financeiro do país: a grande São Paulo. A Lopes entendeu rapidamente que a cidade da época necessitava de um assessoramento técnico imobiliário à altura de seu rápido crescimento. Até aquele momento, o corretor de imóveis era um profissional que conhecia muito pouco a respeito dos produtos que vendia e as reais necessidades dos clientes atendidos. Um dos primeiros lançamentos de edifícios na cidade em forma de condomínio foi intermediado pela Lopes.
A inovação e a ousadia das estratégias da empresa a colocaram em lugar de destaque no mercado imobiliário. A Lopes foi uma das empresas pioneiras na utilização de divulgação de empreendimentos por meio da televisão, já na década de 50. Outra novidade trazida pela empresa foi a utilização de novas ferramentas de vendas, inovando ao estruturar os pontos de venda nos próprios locais dos empreendimentos, com apresentação de maquetes e catálogos especializados. Nesse período, a Lopes criou a marca figurativa em forma de coração, que permanece forte até hoje.
Aos poucos o negócio se consolidou no mercado como símbolo de vanguarda em sua área de atuação, seja descobrindo novas tendências, seja aperfeiçoando e reciclando seus métodos de trabalho. A filosofia que sempre guiou os passos da empresa explica o fato de a Lopes ser hoje referência de profissionalismo e sucesso no segmento de consultoria de imóveis: “Nenhuma empresa pode se considerar grande, bem-sucedida ou experiente o bastante quando o assunto é a busca de maior aprendizado e aprimoramento, mantendo os olhos voltados para o futuro e os novos desafios”.
A empresa tem como foco permanente estender suas atividades para outras regiões do Brasil cujos mercados imobiliários apresentem potencial de crescimento e cuja rentabilidade corresponda às expectativas estratégicas e financeiras da Lopes. Está estratégia contribui para o contínuo ganho de escala de operações, além de visar reduzir os riscos operacionais, uma vez que a Lopes fica menos exposta às volatilidades específicas de uma determinada região. A Companhia possui atualmente mais de 4.700 corretores autônomos, que acredita ser a maior equipe do mercado imobiliário Brasileiro, atuando em mais de 430 pontos de venda localizados, temporariamente, onde são ou serão construídos os lançamentos imobiliários comercializados pela Lopes.

Um comentário:

  1. Percebe se que através da escola Aprendizado, as organizações tomem ações de forma reflexiva para a elaboração e implementações das estratégias, propiciando aprendizado contínuo, com o envolvimento de seus funcionários.

    ResponderExcluir