Escola de Aprendizado: Um processo emergente
Escola de aprendizado por entender a estratégia como um processo emergente que se origina em toda a organização através de seus membros individualmente ou coletivamente. Assim, as estratégias surgiriam dos padrões comportamentais praticados pela organização, inexistindo a cisão entre formulação e implementação da estratégia. As estratégias seriam o aprendizado da organização que emerge por intermédio do fluxo das ações organizacionais.
Da escola do aprendizado, algumas premissas podem ser apontadas, tais como:
Da escola do aprendizado, algumas premissas podem ser apontadas, tais como:
- a formação da estratégia precisa assumir o papel de aprendizado, no qual, no limite, formulação e implementação tornam-se indistingüíveis;
- embora algumas vezes o líder seja o principal aprendiz, em geral é sistema coletivo que aprende;
- este aprendizado acontece de forma emergente, através do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação;
- o papel da liderança passa a ser de gerente do processo de aprendizado estratégico pelo qual novas estratégias podem emergir;
- as estratégias aparecem primeiro, como padrões do passado, mais tarde planos para o futuro e finalmente, para guiar o comportamento geral.
O nome Lopes acumula mais de 70 anos de experiência de grande prestígio e credibilidade no ramo de intermediação imobiliária em que atua. Se há uma palavra que melhor define o perfil da Lopes, essa palavra com certeza é PIONEIRISMO. Antecipar tendências garante a empresa um impressionante potencial de crescimento: o total de vendas contratadas da companhia alcançou os R$ 4,9 bilhões em 2007, um crescimento de 92% comparado aos R$ 2,5 bilhões no ano anterior.
A trajetória da Lopes inicia-se com seu fundador, Francisco Lopes, que na época atuou como pessoa física intermediando na compra e venda de imóveis em São Paulo. Suas atividades começaram em 1935, numa pequena sala comercial no centro da cidade. A história da empresa acompanha o desenvolvimento do principal centro financeiro do país: a grande São Paulo. A Lopes entendeu rapidamente que a cidade da época necessitava de um assessoramento técnico imobiliário à altura de seu rápido crescimento. Até aquele momento, o corretor de imóveis era um profissional que conhecia muito pouco a respeito dos produtos que vendia e as reais necessidades dos clientes atendidos. Um dos primeiros lançamentos de edifícios na cidade em forma de condomínio foi intermediado pela Lopes.
A inovação e a ousadia das estratégias da empresa a colocaram em lugar de destaque no mercado imobiliário. A Lopes foi uma das empresas pioneiras na utilização de divulgação de empreendimentos por meio da televisão, já na década de 50. Outra novidade trazida pela empresa foi a utilização de novas ferramentas de vendas, inovando ao estruturar os pontos de venda nos próprios locais dos empreendimentos, com apresentação de maquetes e catálogos especializados. Nesse período, a Lopes criou a marca figurativa em forma de coração, que permanece forte até hoje.
Aos poucos o negócio se consolidou no mercado como símbolo de vanguarda em sua área de atuação, seja descobrindo novas tendências, seja aperfeiçoando e reciclando seus métodos de trabalho. A filosofia que sempre guiou os passos da empresa explica o fato de a Lopes ser hoje referência de profissionalismo e sucesso no segmento de consultoria de imóveis: “Nenhuma empresa pode se considerar grande, bem-sucedida ou experiente o bastante quando o assunto é a busca de maior aprendizado e aprimoramento, mantendo os olhos voltados para o futuro e os novos desafios”.
A empresa tem como foco permanente estender suas atividades para outras regiões do Brasil cujos mercados imobiliários apresentem potencial de crescimento e cuja rentabilidade corresponda às expectativas estratégicas e financeiras da Lopes. Está estratégia contribui para o contínuo ganho de escala de operações, além de visar reduzir os riscos operacionais, uma vez que a Lopes fica menos exposta às volatilidades específicas de uma determinada região. A Companhia possui atualmente mais de 4.700 corretores autônomos, que acredita ser a maior equipe do mercado imobiliário Brasileiro, atuando em mais de 430 pontos de venda localizados, temporariamente, onde são ou serão construídos os lançamentos imobiliários comercializados pela Lopes.
Percebe se que através da escola Aprendizado, as organizações tomem ações de forma reflexiva para a elaboração e implementações das estratégias, propiciando aprendizado contínuo, com o envolvimento de seus funcionários.
ResponderExcluir