Escola de Poder

Escola de Poder: Um processo de negociação


A escola do poder caracteriza a formação de estratégia como um processo aberto de influência, enfatizando o uso do poder e política para negociar estratégias favoráveis a determinados interesses. A palavra poder é utlizada para descrever o exercício da influência além de puramente econômica.

A formação de estratégia envolve poder, mas não somente poder. Esta escola, como cada uma das outras, exagera sua coloações. O papel das forças integradoras, como liderança e cultura, tende a ser desprezado por esta escola, assim como a noção em si de estratégia. Concentrando sua atenção em divisão e fracionamento, a escola de poder pode deixar de lado padrões que se formam, mesmo em situações mais conflitantes.

Case: A Wilson Sons, empresa de logística, firmou o acordo final para a formação de uma joint venture com a Remolcadores Ultratug Ltda, companhia pertencente ao grupo chileno Ultratug, através de duas de suas subsidiárias no Brasil. A associação terá como veículo a sociedade Wilson, Sons Ultratug Participações S.A. ("Wilson Sons Ultratug"), de cujo capital participarão os grupos Wilson, Sons e Ultratug em igual proporção.
A empresa terá como atividade principal a operação de embarcações de apoio marítimo à exploração e produção de petróleo e gás no Brasil. "O objetivo da associação é expandir as operações de ambos os grupos no segmento offshore, gerando ganhos de escala e aproveitando as oportunidades decorrentes do crescimento da indústria de petróleo e gás no Brasil", informou a Wilson Sons em comunicado ao mercado.
Pela participação acionária de 50% da nova sociedade, a Wilson Sons contribuiu com as ações emitidas pela Wilson, Sons Offshore, que opera as embarcações de apoio marítimo offshore. Pela participação acionária de 50% da nova sociedade, a Remolcadores Ultratug subscreveu 14,3 milhões de dólares, além de ter contribuído com as ações de sua subsidiária Magallanes Navegação Brasileira, que opera as embarcações de apoio marítimo offshore.

2 comentários:

  1. Diante disso, é possível concluir que esta escola poderá ser utilizada em organizações maduras e grandes; organizações complexas e altamente descentralizadas e durante de um período de mudanaças muito importante.

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  2. A escola denominada poder tem como seu principal exemplo uma joint venture, ou seja, nessa escola as empresas prezam por manter suas estruturas de poder e cultura, uma empresa para propor tal estratégia de expansão de mercado aliando-se desta maneira a outra empresa tem de ter uma forte política de cultura e poder em liderança, pois se assim não for poderá ser tragada pela aliada, o que não a intenção da junção que pode ser definitiva ou provisória. O case demonstra então a preocupação de em tal joint venture manter a proporção igualitária em ações.

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