Escola de Posicionamento

Escola de Posicionamento: Um processo analítico



A Escola de Posicionamento foi principalmente impulsionada por Michael Porter, que adota a visão de que a estratégia se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises formalizadas das situações da indústria , tais como as avaliações feitas através do modelo das cinco forças competitivas do citado autor. Nessa escola, a formulação da estratégia deve ser precedida de exame profundo da indústria e de uma minuciosa análise do ambiente externo e interno da empresa;
Premissas da Escola de Posicionamento:
  • estratégias são posições genéricas, especificamente comuns e identificáveis no mercado;
  • o mercado é econômico e competitivo;
  • o processo de formação da estratégia é, portanto, de seleção dessas posições genéricas com base em cálculos analíticos;
  • os analistas desempenham um papel importante neste processo passando os resultados de seus cálculos aos gerentes que oficialmente controlam as opções;
  • as estratégias saem deste processo totalmente desenvolvidas para serem articuladas e implementadas.


Case: Bitufo “Higiene Bucal Avançada”
A Bitufo é uma empresa com mais de 15 anos, que atua no segmento de higiene dental. 

Até o final de 2008, podíamos afirmar que se tratava de uma empresa que fabricava produtos de muita reputação, reconhecida e recomendada por dentistas, mas com uma marca pouco difundida fora desses meios.
O desafio foi planejar uma estratégia de posicionamento de mercado, preparando a empresa para comunicar a marca de forma eficaz, mas com investimentos limitados.
Ao analisar o mercado, foi detectado como primeira oportunidade evidenciar a vocação da Bitufo em produzir produtos especiais. Foi criada, assim, uma categoria própria de produtos batizada de “Higiene Bucal Avançada”.
A partir desse posicionamento, foi desenvolvida uma campanha de merchandising e comerciais para TV, revistas, site, catálogos e anúncio para o trade market, que associava a marca Bitufo como especialista nesse tipo de higiene.
A campanha de merchandising está no ar desde maio de 2009 e bons resultados já foram alcançados. O nível de visibilidade da marca aumentou bastante juntamente com aumento de vendas, haja vista o aumento da procura pelo site da empresa também foi perceptível.

Um comentário:

  1. A escola de Posicionamento trata-se de empresas que inovaram ou mudaram seu segmento, pra poder crescer no mercado. Podemos ver no case da empresa Bitufo, que a empresa elaborou uma nova estratégia de posicionamento e com sucesso hoje é especialista no seu novo segmento de Higiene Bucal.

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