Escola de Planejamento

 A Escola de Planejamento: Um Processo Formal.
 
A estratégia como um processo formal: A formalidade significa que o processo estratégico pode ser decomposto em passos distintos, delineados por listas de verificações e sustentado por técnicas como orçamentação, programas e planos operacionais.
Algumas premissas da escola:
  • as estratégias devem resultar de um processo controlado e consciente de planejamento formal, decomposto em etapas distintas cada uma delineada porcheck lists e apoiadas por técnicas compatíveis;
  • a responsabilidade é do executivo na teoria. Na prática, a responsabilidade é dos planejadores;
  •  as estratégias surgem prontas desde o processo, devendo ser explicitada para que possam ser implementadas.


 
Case: Plano de Negócios um Estudo de Caso
O site www.EasyBuying.com.br surgiu da oportunidade identificada em se atuar como intermediário no processo de comercialização de produtos e/ou serviços de pequenas e médias empresas por meio da Internet. O site visa a facilitar a aproximação entre fornecedores e compradores através da forma mais simples possível, via e-mail, proporcionando a qualquer empresa que tenha este recurso efetuar o comércio eletrônico. O modelo de negócios conhecido como Leilão Reverso, é dirigido pela demanda e não pela oferta, diferentemente dos sites convencionais de comércio eletrônico. Os clientes do EasyBuying são classificados em: fornecedores — que se cadastram no site, mediante o pagamento de uma taxa mensal — e consumidores —usuários que utilizarão o site à procura de produtos e/ou serviços oferecidos pelos fornecedores das várias categorias do site.
A equipe de gestão do EasyBuying é um dos pontos fortes do negócio, sendo composta por quatro profissionais que possuem sólida experiência em negócios de varejo e tecnologia, atuando há mais de três anos em vendas de produtos via Internet para pequenas e médias empresas brasileiras, possuindo ótima formação e, sobretudo, motivação para enfrentar e superar os desafios de administrar, gerar resultados positivos e conquistar uma participação de mercado expressiva para o empreendimento.
Os principais fundamentos de marketing foram considerados em um plano que têm a intenção de atingir tanto consumidores quanto fornecedores que se associarão ao site. As estimativas da carteira de fornecedores indicam um crescimento médio de 36% ao ano, passando dos 18.000, no primeiro ano, para mais de 60.000 no quinto ano de operação.
A implantação do site, dentro dos planos e condições preestabelecidos, resultará num empreendimento de alta rentabilidade e em retorno aos acionistas, quando se comparam as diversas oportunidades financeiras existentes no mercado. A operação, quando adotada apenas no Brasil, resultará num valor presente do Lucro Líquido, descontado à taxa de IGPM + 13% ao ano, equivalente a R$6,6 milhões e uma taxa interna de retorno de 86% ao ano. O investimento previsto para implantação desse plano de negócios, considerando-se apenas o mercado brasileiro, é de R$1 milhão. Para tal investimento a empresa disponibiliza 15% de suas ações.

2 comentários:

  1. Esta escola estratégica estabelece um processo totalmente formal, ou seja, um plano de marketing, nele deve conter desde procedimentos adotados por cada função na organização , até as informação de previsão e projeção de vendas, orçamento de investimento necessário, além do fato de as estratégias serem estabelecidas por um setor especifico da empresa designado como P&D, porém na teoria é papel do executivo da empresa. O case escolhido que melhor ilustra a abordagem da estratégia trata-se de um uma empresa virtual, que disponibiliza o espaço necessário para comercialização de diversos produtos, contando com fornecedores (anunciantes) interessados na venda on-line. Seus idealizadores explanam toda as etapas do plano de negócios da empresa, para que a empresa obtenha sucesso em lucratividade, é importantíssimo que se estabeleça um plano de negócios que nortearão as tomadas de decisão durante toda história da empresa, e também é imprescindível que este plano seja reelaborado no decorrer dos anos e sempre que houver mudanças no mercado, na realidade da empresa.

    ResponderExcluir
  2. É identificado que tudo começa no planejamento envolvendo a empresa como um todo, o fato de manter a formalidade garante a padronização que influencia diretamente na qualidade.

    ResponderExcluir